Motivos para adotar um animal de estimação
1. Ter um companheiro fiel
Animais são opimos companheiros leais e fiéis. Os cães já têm essa fama desde o início dos tempos, mas os felinos também são grandes amigos e, apesar de desconfiados, quando a sua confiança é conquistada a sua lealdade ela será para sempre. Adotar um animal de companhia é ter um grande amigo para te acompanhar em todas as suas aventuras e é também uma escolha consciente entre adotar vs comprar um animal.
Os cães e gatos são muito sensitivos pelo que nos momentos em que estiver mais triste o seu animal de estimação lhe servirá de consolo. Se está a dar este passo pela primeira vez ajuda ler como escolher o animal certo para o seu estilo de vida.
2. Animais estimulam a sociabilidade
Estudo mostra que adotar um cachorro pode ajudar crianças em habilidades sociais e empatia.
A solução pode estar bem á frente dos seus olhos: adotar um cachorro, passear e brincar com ele pode incentivar o desenvolvimento social e emocional do seu filho. Se tem crianças em casa, veja também adotar com crianças.
3. Adoção salva a vida de um animal
Só em Portugal em 2017, foram abatidos 12 mil animais abandonados.
Adotar um animal de estimação em vez de comprar está a salvar animais que no fim poderiam acabar abatidos por falta de espaço nos canis. Para combater preconceitos comuns, vale a pena ler mitos sobre cães de abrigo e perceber melhor as causas do abandono animal no verão.
4. Animais de estimação ajudam a afastar a depressão
Um estudo realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, na cidade do Porto, em Portugal, e publicado na revista científica Journal of Psychiatric Research, que contou com 80 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo grave mostrou que os pacientes que tiveram contacto com animais mostraram melhorias no seu quadro clinico.
Este apoio não substitui acompanhamento profissional, mas pode ser um pilar importante. E como o vínculo é forte, também é útil estar preparado para fases difíceis como o luto de um animal de estimação.
5. Reduzem as alergias
Um estudo sueco afirma que as crianças que são expostas ao contacto com animais de estimação têm menos probabilidade de desenvolver asma.
Os autores do estudo no entanto avisam:
“Estas são informações importantes para os pais que estão à espera de bebés ou que estão a planear ter um, para não se preocuparem em ter um cão, se quiserem. Mas se tiver uma criança que já tenha alergia, não devem ter um cão para curar a criança. Não vai resultar e, provavelmente, vai piorar a situação”
Se está a preparar a casa para receber um novo animal, siga esta checklist do primeiro dia e reveja plantas e animais em casa segura.
6. Ajudam os donos a fazer novas amizades
É mais comum do que possa imaginar, desenvolver novas amizades simplesmente por passear o seu cão na rua.
Muitas pessoas se sentem atraídas por animal de estimação que vêm na rua e ao aproximarem-se cumprimentam seus donos, é então fácil de imagina que novas amizades possam surgir facilmente. Se o seu cão tem dificuldade em ficar sozinho, veja como ensinar um cão a ficar sozinho e também animais sozinhos em casa.
Para dar o próximo passo com segurança, veja como adotar um cachorro em Portugal e proteja-se com estas dicas sobre fraudes na adoção online.
Comentários
Enviar um comentário